Busca

Saiba como estimular a criatividade infantil

Por Instituto MRV amicd

publicado em 26/07/2021

A criatividade é essencial para o desenvolvimento, impactando positivamente a vida adulta

A cena mais comum que podemos presenciar no universo infantil é a da criança brincando de faz-de-conta, não é? Histórias de princesas e cavaleiros, monstros, policiais e super-heróis fazem parte desse universo imaginativo e tem tudo a ver com a forma como expressam sua criatividade. Ou seja, é mais do que saudável, é essencial para seu desenvolvimento, impactando positivamente a vida adulta.

Essa criatividade pode ser estimulada por você, pai, mãe ou educador, por meio de pequenas atitudes diárias. Veja algumas:

1. Limite o uso de eletrônicos

Ainda que o uso de tablets, computadores e celulares seja um ótimo entretenimento para as crianças, e que a presença online tenha suas vantagens, eles não substituem brincadeiras e interações sociais – importantíssimas nesse “florescer” da criatividade.

2. Estimule o “ócio criativo”

Deixar a criança sem nada para fazer, com tempo livre e sem atividades programadas, faz com que sua imaginação tenha mais espaço para funcionar. Assim, ela “automaticamente” vai criar histórias, ideias e brincadeiras novas.

3. Como diria aquela propaganda de sabão em pó, “se sujar faz bem”

Usar tintas, argila, canetas, papéis e massa de modelar para criar coisas novas e exercitar a criatividade dá muita sujeira, mas entretém a criança por horas. Crie um cantinho especialmente pra isso, com um tapete plástico no chão ou jornais velhos, por exemplo.

4. Criatividade é alimentada com criatividade

A arte, em todas as suas formas, incentiva a criatividade infantil. Leia histórias, leve seu filho em um museu, mostre diversos tipos de música, vá ao cinema e ao teatro.

5. Deixe que a criança chegue às próprias respostas

Em vez de dizer que ela deve pintar o sol de amarelo e o céu de azul, deixe-a usar as cores que preferir. Em vez de responder imediatamente às perguntas dela, pergunte qual ela acha que é a resposta certa. Parece “bobo”, mas é uma virada de chave no desenvolvimento infantil.

6. Incentive seus hobbies e habilidades

Quanto mais próxima de coisas que ela gosta, mais a criança vai querer aprender, experimentar e descobrir coisas novas.

Se ela gosta de atuar, faça um teatro em casa ou a inscreva em um curso de teatro infantil. Se gosta de cantar, peça que ela se apresente para a família. Por aí vai!

Saber lidar com tudo isso não traz somente mais motivação para a vida das crianças, como é crucial para sua futura vida!

4.064 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variados

Crianças em Situação de Pobreza Extrema?

Leia mais
Variados

Acidentes domésticos vs. Crianças: como evitar e não superproteger ao mesmo tempo

Leia mais
Educação

Indígena é aprovado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão

Leia mais

Assine nossa newsletter!