Busca

Fala, Voluntário #04 – Hirohito de Almeida, de Salvador/BA

Por Márcio Junio

publicado em 29/06/2022

"Para que o mundo que você deseja se torne realidade é necessário que você participe desse processo de mudança", afirma Hirohito

Mais um “Fala, Voluntário” chegando. O papo de hoje é com Hirohito Oliveira de Almeida, nosso voluntário lá de Salvador, Bahia. O seu primeiro contato com o Instituto MRV foi em 2019, quando entrou na MRV&CO e passou pelo processo de imersão da companhia – momento onde o novo colaborador conhece todas as áreas e empresas do grupo. Com um material atrativo e voltado para os novatos, a vontade de entrar para o Time do Bem começou a florescer dentro do, então, novo Gerente Comercial da MRV. 

O click para Hirohito começar nas ações do Instituto aconteceu durante a pandemia: “acredito que as questões peculiares desse período despertaram na maioria das pessoas, uma maior empatia e zelo pelo próximo e comigo não foi diferente”, disse. O seu primeiro projeto como voluntário foi o “Lá Vem História”, uma iniciativa voltada para filhos de colaboradores da MRV&CO, onde os nossos voluntários, de forma virtual, contam histórias para os pequeninos. Tudo com direito a cenário e personagens criados pelo próprio voluntário. Almeida revelou que esse tipo de ação facilitou o seu interesse em participar, pois ele tem uma filha de 11 anos e desde cedo sempre à incentivou a leitura. 

“É algo que levarei na memória por muito tempo, afirmou Hirohito quando perguntado sobre a sua primeira ação. Ele nos conta com detalhes e muito carinho, como foram os bastidores das contações. “A cenografia foi uma dificuldade. Pois, além de contar a história, tínhamos que confeccionar todos os materiais que seriam usados durante a contação. Mas até isso serviu de aprendizado… a sensação de ver os elementos criados com tanto carinho e cuidado para as crianças gerou um misto de ansiedade e satisfação” afirmou. Almeida compartilhou que participar do “Lá vem História” foi uma oportunidade de unir, ainda mais, sua família. “Foi muito bacana. A produção de tudo possibilitou-me interagir mais com minha família, uma vez que filha e esposa me ajudaram na criação dos artefatos”, disse.  

CHEGOU O GRANDE DIA  

Na hora de contar as histórias, Hirohito explica como foi o momento: “até que, enfim, chegou a hora de apresentar a história para as crianças e ver no rosto delas a alegria e o envolvimento fez eu perceber que todo o esforço valeu à pena. Bacana também ver a gratidão dos pais por aquilo que proporcionamos aos seus filhos, uma vez que vivenciei dentro de casa a aflição que o confinamento ocasionou às crianças. Muitas ainda estão se readaptando a esse período tão complicado e saber que essa ação serviu de conforto fui muito recompensador”. 

Hirohito em ação pelo projeto Entre Letras

 

O Gerente Comercial é categórico ao falar do momento da pandemia e do cuidado que ele teve para produzir uma história que chamasse a atenção e envolvesse as crianças. “Minha preocupação maior era sobre como gerar numa criança, de maneira remota, o encantamento e a sintonia que essa mesma ação certamente proporcionaria presencialmente. Eu sabia das dificuldades que esse momento causou para as crianças, tão acostumadas às interações mais próximas e físicas, e por isso busquei ser o mais lúdico possível para que a contação despertasse o interesse e fizesse sentido pra eles”, explicou Hirohito. Ele completou dizendo como foi complicado passar pelo início do isolamento, quando ainda tinha pouco tempo de MRV.  Pois, meses antes do anúncio de pandemia, ele precisou passar por um processo cirúrgico que o deixou debilitado por algumas semanas. E era justamente no período de adaptação no novo emprego. Que turbilhão de emoções, hein?! Mas já passou e deu tudo certo né, Hirohito. 

O PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO 

Nosso voluntário acredita que só a educação é capaz de mudar o mundo. Ele imagina que um mundo melhor para todos é onde cada um tenha a liberdade para manifestar suas opiniões, associado à segurança de saber que não será retaliado pelo que pensa ou diz. Hirohito traz alguns exemplos de benefícios que a educação e a cultura agregam para o ser humano: “noções de cidadania, de ética, moral e civismo; o exercício e a prática da socialização e o respeito ao direito do outro; o aprendizado que se manifesta na percepção das diferenças; o incentivo à leitura e o desenvolvimento da autocrítica”. E completa dizendo que “um mundo melhor passa pela capacidade de proporcionarmos um ambiente melhor para o próximo e pela prática constante do altruísmo”, afirma Almeida. 

Perguntado sobre o que o Instituto MRV representa pra ele, Hirohito é direto na resposta. “Significa a possibilidade de dedicar meu recurso mais precioso (o tempo) em prol da construção de um mundo melhor. Representa a manutenção desse fio de esperança que ainda nos abraça e nos faz acreditar que há espaço para um ambiente mais justo, humano e acolhedor”, afirmou. 

E o nosso voluntário, colaborador da MRV&CO, deixa uma mensagem especial e direta para os nossos realizadores do futuro. “Para que o mundo que você deseja se torne realidade é necessário que você participe desse processo de mudança. Governos, instituições, sociedades, todos têm um papel importante nesse processo de construção, mas são as nossas ações diárias e constantes que, somadas, reverberam no coração do próximo e criam a corrente de solidariedade que transformam as coisas ao nosso redor. Participe! Se permita compartilhar do que você tem, seja tempo, seja conhecimento ou sua presença, apoiando os projetos em sua localidade. A gratidão que recebemos daqueles que auxiliamos compensa qualquer eventual esforço”, disse Hirohito. 

Para nós, o MRV Voluntários é isso! Trocas, experiências, respeito e cuidado. E claro, apoiar e acreditar nos nossos jovens e crianças, por meio da educação. 

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EducaçãoEmpreendedorismo

Inovação como solução para problemas sociais

Leia mais
ProjetosVariados

O Hub Social está com vagas abertas para a próxima turma do Ciclo de Impacto

Leia mais
EducaçãoProfessores

Conheça o novo Ensino Médio, novidades nas escolas públicas e privadas

Leia mais

Assine nossa newsletter!