Ao longo do primeiro semestre de 2023, não medimos esforços para impactarmos positivamente a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. Com foco na educação de crianças e jovens, nossas iniciativas se destacaram, deixando uma marca de transformação social e desenvolvimento humano. Confira os principais destaques desse período inspirador!
Educar para Transformar 8 – Voluntários visitam projetos apoiados pelos Instituto MRV
O “Educar para Transformar”, um dos nossos pilares, realiza chamamento público para apoiar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o Brasil. E nesta oitava edição, cerca de 20 visitas foram realizadas pelos nossos voluntários, em cinco instituições de diferentes cidades do país. O objetivo é acompanhar de perto a execução dos projetos em andamento pelas instituições contempladas. Essa iniciativa visa potencializar as atividades, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e do desenvolvimento social de crianças e jovens. Em 2023, o Educar 8 já impactou mais de 1.700 pessoas de forma direta .
Projeto Amigo da Leitura – Edição de Aniversário
Em comemoração aos nove anos do Instituto MRV, o projeto “Amigo da Leitura” promoveu um momento especial em que cerca de 45 voluntários escreveram cartas para os filhos dos colaboradores da MRV&CO. O objetivo foi incentivar a prática da leitura nas crianças e resgatar um hábito tão tradicional. As cartinhas foram cuidadosamente orientadas e enviadas junto com mimos para cerca de 50 realizadores do futuro, fortalecendo os laços familiares e o gosto pela leitura.
Relatório de Vidas Transformadas – tudo sobre o ano 2022 do Instituto MRV
O Instituto MRV divulgou neste segundo trimestre o seu relatório anual sobre o ano anterior. São nove anos de atuação e já conseguimos impactar mais de 2 MILHÕES de pessoas de forma direta e indireta. Só em 2022, mais de um milhão de pessoas foram impactadas (direta e indiretamente) e mais de 7 milhões de reais foram investidos em projetos educacionais.
Instituto MRV realiza Projeto Mão na Massa
Por meio do Programa MRV Voluntários, promovemos o Projeto Mão na Massa, que contou com três oficinas: Criação de jogos, Criação de livros e Ecológica. Mais de 130 crianças e cerca de 97 voluntários participaram dessas ações, que têm como base a reutilização e reciclagem de materiais, promovendo a consciência ambiental e proporcionando experiências lúdicas de aprendizagem.
Projeto Entre Letras explora experiência de troca de cartas
Com o objetivo de resgatar a prática da troca de cartas e incentivar a leitura e a escrita, o Projeto Entre Letras aproximou nossos voluntários e crianças da Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves (MG). O projeto foi realizado de forma física e digital, dessa forma, conseguimos aplicá-lo em Belo Horizonte e mais 17 cidades (Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Juiz De Fora, Lagoa Santa, Lauro De Freitas, Londrina, Macaé, Natal, Paulínia, Salvador, São José Do Rio Preto, São José Dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Teresina e Vitória Da Conquista). A ação criou um laço de amizade, entre os 63 voluntários e as 63 crianças, que trocaram cartas durante dois meses. Como encerramento, realizamos um emocionante encontro. Para os participantes do formato online, o momento aconteceu por vídeo e de maneira individual, claro, acompanhado por nós e pelos professores. Para o formato físico, tivemos um grande encontro na sede do Instituto MRV, em Belo Horizonte. Foi tudo muito especial.
Ação de doação de sangue bate recorde na Sede da MRV, em BH
Em parceria com a Medicina do Trabalho da MRV e o Hemominas, o Instituto MRV promoveu uma ação de doação de sangue que bateu recorde de participantes. Foram 116 voluntários, colaboradores da MRV&CO, que participaram desta iniciativa em comemoração ao Dia Mundial da Doação de Sangue (14/07). Esse gesto destaca o espírito solidário do nosso Time do Bem.
Lá Vem História, podcast do Instituto MRV lança novos episódios
Esse é um projeto que traz contações de histórias para o público infantil. Nesta segunda temporada, voluntários do Instituto MRV são os responsáveis por narrarem as histórias. Já são quatro episódios disponíveis neste ano e mais seis em 2022. O material está disponível em todos os streamings.
Voluntários relatam a experiência de vestir a camisa do Instituto MRV
Ser voluntário é se dedicar para transformar o mundo de alguém. Na MRV&CO, por meio do programa MRV Voluntários, do Instituto MRV, os colaboradores da companhia têm a oportunidade de fazer parte desta transformação. Durante ano, divulgamos em nosso site o “Fala, Voluntário”, que é o momento que o no Time do Bem relata como é nos ajudar a cuidar dos realizadores do futuro. São declarações de vários lugares do Brasil e com visões diferenciadas.
Instituto iungo
Em março deste ano, o Instituto iungo, um dos nossos pilares, completou três anos de atuação e já realizou muitas transformações por meio da educação. Em 2023 já foram mais de 17 mil educadores impactados por ações de formação do iungo, somando 287 mil, desde 2020. Além disso, foi iniciado o Programa Itinerários Amazônicos, que inclusive foi reconhecido em evento da Unesco como iniciativa exemplar de educação. Sucesso! Saiba mais no site do iungo: https://iungo.org.br/
Ao longo desse primeiro semestre de 2023, nós, Instituto MRV, reafirmamos o nosso compromisso com a educação, o desenvolvimento social e a transformação de vidas. Por meio dessas ações e projetos, deixamos nossa marca positiva na sociedade, impactando milhares de pessoas em todo o Brasil e claro, cuidando dos nossos realizadores do futuro. Inclusive, no segundo trimestre de 2023, divulgamos o nosso relatório anual referente ao ano anterior. Com nove anos de atuação, já impactamos mais de 2 milhões de pessoas, direta e indiretamente. E, somente em 2022, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas por nossos projetos educacionais, e foram investidos mais de 7 milhões de reais em iniciativas que promovem a transformação social e a educação de qualidade.
Programa FuturaMente Inteli – 1º Encontro anual com Bolsistas do Instituto MRV
Em parceria com a Faculdade Inteli, na cidade de São Paulo, o projeto FuturaMente oferece a jovens uma bolsa de graduação completa com foco em tecnologia. Como parte do acompanhamento, foi realizado o 1º Encontro anual, proporcionando um momento de atualizações importantes, reflexão sobre o curso e compartilhamento de experiências. Essa iniciativa reforça o compromisso do Instituto MRV em incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, capacitando-os para o futuro.
Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e comunidades envolvidas, pois, é por meio do esforço coletivo que é possível construir um futuro mais justo, inclusivo e promissor. E não podemos deixar de agradecer aos nossos voluntários, que nos ajudam a cuidar das nossas crianças e jovens, e compartilham relatos emocionantes sobre a experiência com o trabalho social. Você pode conferir em nosso site:
Que venham muitas outras conquistas e realizações ao longo deste ano!
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.