Busca

Educação financeira para crianças pequenas: sim, é possível

Por Instituto MRV amicd

publicado em 26/07/2021

Valores como responsabilidade e planejamento ficam pra uma vida inteira

É impressionante a quantidade de pessoas que se formam em faculdades, prontas para entrarem no mercado de trabalho, mas que não têm ideia de como gerenciar o salário ou a conta bancária. Isso, infelizmente, é muito comum devido à falta de cultura de aprendizado financeiro desde a infância. Pode confessar: se você mesmo pudesse voltar no tempo, gostaria de ter aprendido desde cedo sobre como administrar seu dinheiro, certo?

A boa notícia é que, apesar de isso não ser possível, você pode ensinar as crianças que conhece nesse quesito desde o jardim de infância, sabia? Valores como responsabilidade e planejamento ficam pra uma vida inteira, e ajudarão os pequenos a terem menos problemas no futuro. Por isso, confira nossas dicas a seguir:

1. Guarde dinheiro em um recipiente transparente

Cofrinhos são os objetos mais comuns para se guardar dinheiro quando somos pequenos, mas a transparência dá um estímulo visual ideal para que as crianças aprendam a poupar. Ou seja, elas conseguem ver o dinheiro “crescendo”.

2. Mesada não é uma boa ideia

Entre os 3 e 6 anos de idade, as crianças geralmente não estão interessadas em subsídios. No entanto, você pode oferecer a elas dinheiro de vez em quando para o “potinho transparente”. Além disso, mesadas não ajudam os pequenos a gostarem de trabalho. Faça com que seu filho entenda que gerir dinheiro envolve fazer escolhas. Dê a ele um real e explique que, com isso, é possível comprar um doce ou um brinquedo, por exemplo, mas não ambos.

3. Dê exemplos

É fato que as crianças estão sempre observando os pais e moldam seu comportamento com base neles. Por isso, sempre defina um exemplo saudável para que seus filhos estejam mais propensos a segui-lo à medida que crescem. Se você economiza dinheiro, eles entendem que isso é legal. Se você se endivida, a criança pode se habituar a essa realidade.

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Educar para transformar

Com recorde de votação, confira os nomes dos projetos vencedores da 9ª edição do Educar para Transformar

Leia mais
MRV VoluntáriosProjetos

Fala, Voluntária #01 – Milena Camargo, de Curitiba/PR

Leia mais
EducaçãoProfessores

Estudantes SC criam detergente biodegradável para louças

Leia mais

Assine nossa newsletter!