Busca

Jovem brasileiro cria repelente com fruto da Amazônia e recebe dois prêmios internacionais

Por Márcio Junio

publicado em 15/05/2023

Gustavo, de apenas 17 anos, foi convidado por universidades em Israel e Estados Unidos para continuar a sua grande pesquisa

Repelente sustentável! Um jovem pesquisador brasileiro, de 17 anos, criou um repelente e inseticida a partir de um fruto da Amazônia. A invenção foi muito elogiada e o rapaz ganhou dois prêmios internacionais simultaneamente, mais convites para ir a Israel e Estados Unidos dar continuidade às pesquisas científicas. A invenção é incrível!

O estudante Gustavo Botega Serra é pesquisador vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Lá ele desenvolveu um repelente e inseticida, de baixo custo, utilizando princípios ativos do Tucum Mirim, fruto com abundância na Amazônia.

Agora, pela segunda vez na história, um brasileiro ganha, simultaneamente, o Prêmio Weizmann e a credencial para Regeneron ISEF, maior feira de ciências do mundo! Viva o Gustavo que nos dá tanto orgulho!

Inseticida sustentável

O projeto de pesquisa do rapaz é o que deu origem ao inseticida, que foi orientado pelo pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil, professor Zilmar Timóteo.

A pesquisa dos dois teve nome de “Potencial larvicida, inseticida e repelente de princípios ativos do Tucum Mirim no controle de artrópodes transmissores de arboviroses”.

Gustavo e Zilmar usaram o Tucum Mirim, um fruto que é facilmente encontrado na região amazônica para criar um repelente e inseticida de baixa custo, que pode ser reproduzido em escala maior.

Os princípios ativos do Tucum Mirim foram identificados e isolados, e sem qualquer tipo de componente tóxico, os dois pesquisadores conseguiram criar um fármaco totalmente sustentável e não agressivo à saúde.

Quando testado, o inseticida apresentou bons resultados, inclusive em alguns casos sugeriram uma alteração no sistema reprodutivo das larvas, gerando larvas estéreis.

Trajetória de sucesso

Gustavo só tem 17 anos, mas a trajetória do rapaz é de deixar muita gente experiente para trás!

Com o desenvolvimento do inseticida, Gustavo ganhou o Prêmio Weizmann, o que garante a ele uma bolsa de estudos em Israel! Ele também terá oportunidade de ir para Dallas, no Texas, nos Estados Unidos, participar da Regeneron ISEF.

O jovem é integra o Programa Cientista Aprendiz, uma iniciativa que visa colocar alunos do 8° ano, até a 3° série do Ensino Médio, em contato com atividades de pesquisa e extensão.

Outro lugar de destaque que o rapaz teve foi a participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida todo ano pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Para o futuro

Gustavo Botega terminou o Ensino Médio em 2022 e já tem um plano: seguir na área de pesquisa!

“A pesquisa nos possibilita um mundo de oportunidades. A certeza que eu tenho é de que quero continuar fazendo ciência e levar esses resultados para a comunidade. Outros elementos da minha matéria prima ainda podem ser estudados e desenvolvidos, e essa é minha prioridade”, disse Gustavo.

Ao todo, Gustavo já acumula mais de 10 indicações e premiações com o projeto.

É isso aí Gustavo, parabéns pelo excelente trabalho! Vamos sempre valorizar nossos jovens talentos!

Fonte: SóNoticiaBoa

 

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

EducaçãoProfessores

Aluna ‘nota mil’ no Enem dá dicas para quem vai fazer a prova

Leia mais
EducaçãoProfessoresVariados

Porteiro volta a estudar e se forma em Direito na faculdade onde trabalha

Leia mais
EducaçãoProjetos

Instituto MRV e Hub Social lançam o Programa Evoluir: Imersão em Empreendedorismo Social para OSCs e Negócios Sociais

Leia mais

Assine nossa newsletter!