Busca

Astrônoma mais jovem do mundo é brasileira, nordestina e tem 9 anos

Por Márcio Junio

publicado em 12/09/2022

Aos nove anos, Nicole já detectou mais de 30 asteroides e participou de evento com crianças prodígio em Dubai

Conhecida como “Nicolinha”, Nicole Oliveira, 9, é alagoana e se tornou recentemente a astrônoma mais jovem do mundo.

O reconhecimento oficial ocorreu após participar da cerimônia do Global Child Prodigy Awards 2022 ao lado de outras 100 crianças prodígio ao redor do mundo. No evento, que ocorreu no dia 20 de agosto em Dubai, nos Emirados Árabes, ela foi a única brasileira presente.

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, sua mãe Zilma Janaca Oliveira de Lima Semião, revela que não sabe dizer ao certo quando essa paixão surgiu, mas que acredita que é de “fábrica”. “Com dois aninhos ela já ficava o tempo todo deitada no chão olhando para cima, era uma característica dela olhar para o céu quando anoitecia e sempre que faltava energia”.

Mas a percepção ocorreu quando ela completou quatro anos e pediu aos pais um telescópio. Aos cinco, tentou entrar em um curso de astronomia, mas o presidente da instituição informou que, devido à idade, ela não poderia participar, mas no ano seguinte ela ganhou a oportunidade de participar. Na época, ela fez a descoberta de 23 asteroides.

Ela também é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica — ouro em 2020 e 2021 — e já detectou asteroides em desafios de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Nasa, a agência espacial norte-americana. Ela recebeu uma medalha de honra pela detecção de 31 asteroides, selo de qualidade de conteúdo da Sociedade Brasileira de Astronomia.

Nicolinha é um orgulho para o nosso país

 

No seu dia a dia, gosta de caçar asteroides, estudar, olhar para as estrelas, os planetas e a lua pelo seu telescópio, ler livros, brincar e observar o céu. Ao falar sobre o futuro, Nicole revela que pensa em ser astrônoma, mas que também quer ser engenheira aeroespacial para construir foguetes e novas tecnologias.

Nas redes sociais, divulga informações sobre astronomia para outras crianças em seu canal no Youtube e em sua conta no Instagram, que cuida com a ajuda e supervisão dos seus pais. “Eu me sinto muito feliz por poder incentivar outras crianças a gostarem dessa área”, diz Nicole.

Entre as pessoas que admira estão a brasileira Rosaly M. C. Lopes-Gautier, astrônoma, geóloga planetária, vulcanóloga e autora de diversos artigos científicos e livros, e Duília Fernandes de Mello, que colabora com equipes da Nasa desde 1997 e é conhecida como a Mulher das Estrelas.

Fonte: Tv Cultura

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ProjetosVariados

O Hub Social está com vagas abertas para a próxima turma do Ciclo de Impacto

Leia mais
EducaçãoProjetos

Instituto MRV e Hub Social lançam o Programa Evoluir: Imersão em Empreendedorismo Social para OSCs e Negócios Sociais

Leia mais
Variados

Acidentes domésticos vs. Crianças: como evitar e não superproteger ao mesmo tempo

Leia mais

Assine nossa newsletter!