Busca

Instituto MRV e Alicerce Educação recuperam defasagem escolar entre jovens do ensino médio e auxiliam a entrada em universidades

Por Márcio Junio

publicado em 09/05/2022

Em apenas dois meses de aulas online, foi possível diminuir cerca de 11 meses escolares de defasagem dos estudantes em matemática e cinco meses escolares em leitura

Alicerce Educação e Instituto MRV se uniram para oferecer educação de qualidade com o objetivo de recuperar a defasagem escolar de jovens, incluindo filhos de colaboradores do MRV, que cursam o ensino médio. Por meio de metodologia inovadora e ágil, em aproximadamente 60 dias de conteúdos transmitidos online, estima-se que foi possível diminuir 11 meses escolares de defasagem dos estudantes em matemática e cinco meses escolares em leitura.

Diante do cenário de pandemia, as defasagens escolares foram agravadas, e o sonho de cursar o ensino superior se tornou ainda mais distante para os jovens de baixa renda. Nessa perspectiva, a edtech Alicerce Educação, em parceria com o Instituto MRV, promoveram iniciativas que ganharam destaque frente a transformação social que a educação possibilitou na vida desses estudantes.

“Empresas como a MRV estão mostrando o caminho no Brasil. Investir na base educacional é o melhor investimento em ESG que uma empresa pode fazer. Contribui para a sociedade, e ainda investe no crescimento do capital humano do País, retornando ganhos para a própria empresa.” destaca Paulo Batista, CEO e fundador do Alicerce Educação.

Na prática

A realização de três simulados, aplicados em um período de dois meses, a 20 estudantes participantes dos programas Alicerce em Casa e Cursinho Alicerce, mostrou que 41,51% dos alunos apresentaram melhora em matemática, 45,28% tiveram avanço em leitura e 35,85% deles tiveram progresso em redação.

Dentre os temas, em português, houve 75,2% de evolução em expressões regionais brasileiras e 64,7% de avanço na literatura contemporânea. Em matemática, houve melhora de 73,7% em funções do 1º grau e 64,7% em produtos notáveis e fatoração.

“Participo do cursinho, com o projeto Alicerce junto com a MRV, e minha experiência foi muito boa, pois eu consegui reaproveitar e relembrar vários conteúdos importantes para prova do ENEM, mesmo como treineira, foi incrível. É uma experiência que a gente precisa ter! Eu me senti muito mais confiante. Gostei muito!”, conta Giovanna Fernanda Silva Xavier, aluna do Cursinho Alicerce.

Já Vinícius Franco, líder educador do Cursinho destaca a garra dos alunos. “Ministro os conteúdos de linguagens, redação e mentoria da turma da MRV, e essa experiência com os meninos foi muito engrandecedor para mim porque eu pude perceber várias histórias de muita dedicação, esforço e empenho. Eu pude estar ao longo da semana, às vezes até 21h ou 22h da noite, vendo uma participação deles cada vez mais profunda, um engajamento cada vez maior com o projeto. Foi de imensa valia perceber como a gente consegue transformar a realidade deles. E mais do que isso: como a nossa própria visão sobre o mundo se transforma por a gente ver como eles são tão batalhadores e tão motivados em busca do sucesso deles”, afirma Franco.

Israel Junio, analista de Responsabilidade Social do Instituto MRV, por sua vez, reforça a importância da participação do Alicerce em dois momentos importantes na formação do estudante, em um curso de reforço escolar e no curso preparatório para ingresso ao ensino superior. “Ter o Alicerce nos apoiando na formação de crianças e adolescentes foi um dos caminhos que encontramos para mitigar os tantos desafios enfrentados pela educação oriundos da pandemia. Conseguimos oferecer mais oportunidade de acesso ao ensino da formação básica até prepará-los para os próximos passos de suas vidas. Um grande apoio na educação dos realizadores do futuro, com resultados que serão visíveis”, conta Junio.

Israel Junio, analista de responsabilidade social do Instituto MRV e responsável por tocar o projeto juntamente com o Alicerce

 

Confira alguns dos aprovados de 2022 com a ajuda do projeto

  • Augusto Henrique de Brito de Barcelos
    Farmácia – UFMG
  • Thiago Augusto Moura
    Engenharia de Produção IFMG (via SISU)
  • Nathalia Melissa de Oliveira
    Comunicação Social – Publicidade Propaganda – Faculdade Promove (Bolsa de 50% pelo Prouni)
  • Kauan Teruel Lopes
    Aprovado na UEM

Sobre o Instituto MRV

Somos uma organização sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento e manutenção de programas educacionais em todo o país contando com uma equipe engajada, seja com novos projetos, novas ações e parcerias ou angariando voluntários que pensem como a gente. Desde a nossa fundação em 2014, mais de 1 milhão de pessoas já foram beneficiadas direta e indiretamente.

Sobre o Alicerce

Com o objetivo de modificar o atual cenário da educação, o Alicerce quer transformar e impactar a vida das crianças e jovens brasileiros. A organização acredita que todas as crianças têm potencial para brilhar. Oferecendo uma solução educacional completa e de qualidade que trabalha desde as bases com a parte de recuperação e reforço escolar, até a fase de coach profissional, no Alicerce o aluno aprende o tempo todo, sem barreiras de idade ou anos escolares.

Fonte: Jornal Folha Noroeste

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EducaçãoProfessoresProjetos

Instituto MRV e Instituto Superação reformam quadras poliesportiva em escolas públicas de SP e MG

Leia mais
EducaçãoVariados

Outubro Rosa – Mês de combate e prevenção ao câncer de mama

Leia mais
EducaçãoMRV Voluntários

Mais um projeto Entre Letras Digital realizado com sucesso!

Leia mais

Assine nossa newsletter!