Busca

Instituto iungo alcança mais de 2,4 mil educadores com ações de formação em Goiás

Por Márcio Junio

publicado em 11/04/2022

Entidade mantida pelo Instituto MRV e pelo Movimento Bem Maior comemorou dois anos em março, com resultados expressivos e parcerias com secretarias de educação de todo o país

O Instituto iungo – organização sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento profissional de professores – completa dois anos neste mês de março, com cerca de 180 mil educadores impactados por suas ações de formação docente. Em Goiás, 2.403 professores da rede estadual de educação já foram impactados por ações de formação do iungo. Outro aspecto essencial para ampliar a escala e relevância das iniciativas do iungo foi o trabalho conjunto com redes públicas de ensino. Além de Goiás, 11 secretarias estaduais de Educação já são parceiras do programa Nosso Ensino Médio, plataforma gratuita de formação de professores para os novos currículos desta etapa de ensino. Somadas, essas 12 redes estaduais detêm mais de 50% das matrículas e dos docentes de Ensino Médio do país.

O programa já conta com 2.403 professores goianos inscritos, dos quais 511 concluíram ao menos uma trilha formativa. As plataformas digitais do iungo e suas iniciativas já bateram as marcas de 660 mil acessos, 388 mil visualizações em vídeos para educadores e 55 mil downloads de materiais pedagógicos.

O alcance foi possível por meio de iniciativas on-line, utilizando inclusive ferramentas acessíveis como o WhatsApp, para oferecer formação aos professores. Em 2021, educadores de todos os estados do Brasil participaram de cursos, como o “Repensando o Currículo”, programa gratuito realizado pelo iungo em parceria com o Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. “O Estado de Goiás tem avançado de modo consistente nos resultados educacionais e o trabalho dos professores em sala de aula é um dos aspectos chave para os resultados que o estado alcança. Apostamos muito no viés multiplicador de todos esses projetos, que visam justamente fazer com que os educadores também levem adiante o conhecimento construído nas formações a outros pares”, explica Paulo Emílio Andrade, diretor do Instituto iungo. Ele atribui a isso o rápido alcance com que as atividades do instituto chegaram a todas as regiões do país, ao longo desses dois anos.

A educação transforma a vida dos nossos jovens e crianças

 

“O investimento na formação do professor torna mais abrangente o alcance das ações promovidas. Os estados onde a nossa atuação já se faz presente reúnem mais de 4,2 milhões de alunos de Ensino Médio (54% do total do país). Isso para nós é extremamente relevante, pois mostra a amplitude desse universo, que pode ser rapidamente alcançado pelo nosso trabalho”, completa Andrade.

Sobre o Instituto iungo

O Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil. iungo, em latim, significa reunir, atrelar, unir aos pares – conjunto de sentidos que pauta sua atuação. Conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação em programas de formação continuada e de produção de conhecimento é a forma do iungo fortalecer o trabalho realizado pelas redes de ensino brasileiras. A principal meta do trabalho coletivo é possibilitar que os educadores renovem e aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, construindo uma educação com mais significado e qualidade para os estudantes.

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EducaçãoMRV Voluntários

Mais um projeto Entre Letras Digital realizado com sucesso!

Leia mais
MRV VoluntáriosProjetos

Surpresa e alegria marcam o encerramento do Entre Letras Digital

Leia mais
EducaçãoVariados

Outubro Rosa – Mês de combate e prevenção ao câncer de mama

Leia mais

Assine nossa newsletter!