A literatura para crianças vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos – um fato corroborado pelo Diagnóstico ANL do Setor Livreiro. Lá, o gênero responde por 74% dos livros comercializados nas mais de 700 livrarias consultadas.
Essa é uma ótima notícia, já que o hábito da leitura na infância é fundamental em sua formação, ajudando a despertar o senso crítico e o aprendizado. Se a base do pensamento é a linguagem, é com a literatura que os pequenos retém palavras significantes e imaginação para formar a base primordial do seu desenvolvimento.
Para estimular a leitura, a família e os pais das crianças são agentes fundamentais. Afinal, elas precisam ter modelos de leitores por perto e o consequente contato com livros, seja em livrarias, em casa ou na sala de aula. Nesse contato, é importante que o momento de narração de histórias seja um momento de prazer, muito mais que uma avaliação sobre o que está lendo, como acontece muitas vezes na escola. O raciocínio é simples: fica fácil para as crianças tomarem o gosto por ler quando os pais gostam de ler e quando o hábito é incentivado.
Além das páginas de textos em si, a literatura infantil apresenta a peculiaridade da ilustração, sendo a representação imagética um outro olhar sobre o texto que está ali. No entanto, seu estilo e a quantidade de ilustração podem determinar as faixas de públicos, já que muitas crianças, dependendo da idade, podem abolir obras com mais desenhos do que linhas, considerando “infantil demais”. Por isso, o desafio é conseguir ser simples, sem ser simplório.
Não é por serem crianças que precisam de uma literatura mastigada e simplificada. É preciso ter respeito à inteligência infantil e proporcionar uma experiência em que esses pequenos leitores saiam de seu lugar habitual.
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.