Busca

Fala, Voluntária #03 – Wanessa Maia, de Belo Horizonte/MG

Por Márcio Junio

publicado em 30/05/2022

"Ser voluntária é ver os sorrisos e sentir os abraços que não são sentidos nas fotos, apenas retratados. É segurar o choro junto a criança que te abraça e não te larga, pois aquele talvez tenha sido o primeiro ou talvez o único realmente sentido por ela", afirma Wanessa

Dessa vez o “Fala, Voluntário” é com a Wanessa Maia, colaborada que em pouco tempo de MRV&CO já se tornou peça importante para o nosso Time do Bem. A sua primeira ação foi no fim de 2021, ela participou do Natal na Creche Arco-Íris, em Belo Horizonte, onde levamos presentes e livros, doados por funcionários da MRV, para todas as crianças matriculadas na creche. E deu match! Foi amor à primeira vista, ou melhor, à primeira ação.

O Natal é um período do ano que mexe bastante com muitas pessoas, e com a Wanessa não é diferente. A jovem afirmou que isso potencializou as suas sensações: “é como se acumulássemos sentimentos para este momento do ano, então tudo é dobrado, os abraços, os choros, as emoções”. E ela ainda completou detalhando a conexão que teve com uma das crianças: “ele me abraçou de forma bastante inesperada e assim ficou por alguns longos minutos, em silêncio, mas emocionado e que obviamente foi transmitido a mim, instantaneamente. Não foi preciso falar nada, só mesmo sentir e da minha parte ‘engolir o choro’ pois aquele coraçãozinho com certeza trazia muito de si pra mim e eu senti!”, concluiu Maia.

Participar de ações voluntárias é sempre assim. A gente vai com tudo planejado em mente, de como vai ser, como vamos nos doar, como vamos tentar ajudar todos os envolvidos, mas, na maioria das vezes, nós é quem somos os mais recompensados. São experiências que não tem preço, mas possuem um valor inestimado.

Esse é o abraço que a Wanessa cita no texto, só de olhar a foto da pra sentir o carinho – Ação de Natal 2021, em Belo Horizonte

 

E a Wanessa soube o que é isso! Ela compartilhou que o que a motiva a ser voluntária é ver os sorrisos e sentir os abraços que não são sentidos nas fotos. “É segurar o choro junto a criança que te abraça e não te larga, pois aquele talvez tenha sido o primeiro ou o único realmente sentido por ela. É se fazer forte quando é necessário e desabar quando é permitido, afinal, ser voluntário será sempre sobre trocas – deixamos muito de nós, mas também levamos muito deles em nós. Neste momento, até me questiono, quem realmente é o voluntário ali!”, completou a analista da MRV.

A jovem reconhece o quão importante é o trabalho de instituições que realizam ações voluntárias e sabe como isso exige atenção e cuidado em todas as etapas do processo: antes, durante e depois. E com muita humildade, afirma que ser voluntária é apenas uma das frentes diante da grandiosidade de uma ação. Wanessa aproveita e agradece ao Instituto MRV por realizar iniciativas voluntárias: “é de fato, uma oportunidade. Ser voluntária requer tempo e disposição e dentro do Instituto MRV isso se torna facilmente possível. Ter a possibilidade de somar a uma iniciativa onde basta que tenho disposição, pois todas as demais medidas para que dê certo, já foram tomadas, é teoricamente simples”. É simples para quem tem um coração como o seu, cheio de amor e com muita vontade de fazer a transformação acontecer, Wanessa.

E assim como o Instituto MRV, Wanessa sabe o poder transformador da educação. “A educação é um dos pilares que transformam o mundo e além deste, vários outros. Um deles é de suma importância: o exemplo. Seremos sempre para o outro o exemplo que fica, a ação que está além das palavras, o concreto – o que posso e devo ser para o outro no mundo”, completou Maia.

A voluntária, colaboradora da MRV&CO, acredita que um mundo melhor para todos “é onde o importante não seja sobre o que o outro pensa ou faz, mas sobre o que eu posso e devo fazer pelo outro”, disse. E Wanessa encerra com uma mensagem EXCLUSIVA para todas as crianças do nosso país: “Vocês são o nosso futuro, mas não contem pra ninguém pois é um segredo.”

Para nós, o MRV Voluntários é isso! Trocas, experiências, gratidão e amor. E claro, apoiar e acreditar nos nossos jovens e crianças, por meio da educação.

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EducaçãoSeu filho, nosso futuro

Conheça séries educativas para crianças

Leia mais
MRV VoluntáriosProjetos

Fala, Voluntária #01 – Milena Camargo, de Curitiba/PR

Leia mais
MRV VoluntáriosProjetos

Surpresa e alegria marcam o encerramento do Entre Letras Digital

Leia mais

Assine nossa newsletter!