Busca

Programa social abre inscrições para atividades de educação financeira

Por Márcio Junio

publicado em 14/06/2022

Iniciativa, realizada pelo projeto Vida que Prospera em todo o Rio Grande do Sul, é gratuita

Com o objetivo de incentivar a educação financeira desde cedo, o projeto social Vida que Prospera, da Unicred, está com as inscrições abertas. Além de realizar atividades entre os alunos, o Vida que Prospera oferece também uma formação em educação financeira para professores da educação básica no formato EAD.

O programa foi retomado no mês de abril e já passou por dois municípios gaúchos. Em torno de 400 alunos da Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, de Farroupilha, e mais de 600 alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves, receberam as atividades oferecidas pelo projeto.

É importante destacar que as atividades têm início com a chegada de um ônibus itinerante, que se transforma em sala de aula. A partir disso, são oferecidos conteúdos de educação financeira através de vídeos exclusivos. Grupos de até 30 crianças do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental são convidados para conhecer a história do dinheiro e do cooperativismo. Após esse primeiro contato, já em sala de aula, os estudantes participam do “Jogo do Desafio”, um tabuleiro gigante que promove uma experiência de tomada de decisão financeira e reflete sobre hábitos de consumo e uso do dinheiro.

Paralelo à programação infantil, o Vida que Prospera oferece formação para professores através da atualização e sensibilização dos docentes sobre a importância da educação financeira em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, por ser um tema de grande relevância, a educação financeira é abordada pela escola e contribui de maneira positiva para a formação de crianças e adolescentes.

As inscrições para receber o Vida que Prospera são contínuas e podem ser realizadas por escolas públicas e privadas de todo o Rio Grande do Sul através do e-mail [email protected].

Sobre o Vida que Prospera

O programa Vida que Prospera nasceu em 2019 do sonho de impactar positivamente o maior número de pessoas diante de suas escolhas, e a missão é promover ações cooperativas que possam mudar a vida dos cidadãos diante de suas decisões, sobretudo, financeiras. Segundo mapeamento do Serasa Experian, em 2019, o Brasil possuía 63,8 milhões de inadimplentes, demonstrando forte cultura voltada ao endividamento e dificuldade em realizar investimentos e planejamentos de médio e longo prazos.

Além disso, a educação financeira tornou-se obrigatória nas escolas com as novas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante dessas duas vertentes, a Unicred Integração percebeu uma forma de cooperar com a melhoria desse cenário: a educação financeira. Da infância até a vida adulta se fazem necessárias ações para capacitar a população a lidar, de forma sustentável, com o dinheiro. Para cada público, ações específicas são pensadas para ampliar o aprendizado, a conscientização e, em última instância, a mudança de hábitos em relação às finanças.

Fonte: Gaúcha ZH

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

EducaçãoProfessores

Conheça o novo Ensino Médio, novidades nas escolas públicas e privadas

Leia mais
Educar para transformar

Instituto MRV convoca população para escolher projetos sociais que apoiará durante 2024

Leia mais
Chamada pública de projetosProjetos

Imersão empreendedora para Organizações da Sociedade Civil: Programa Evoluir está com inscrições abertas

Leia mais

Assine nossa newsletter!