Busca

Programa social abre inscrições para atividades de educação financeira

Por Márcio Junio

publicado em 14/06/2022

Iniciativa, realizada pelo projeto Vida que Prospera em todo o Rio Grande do Sul, é gratuita

Com o objetivo de incentivar a educação financeira desde cedo, o projeto social Vida que Prospera, da Unicred, está com as inscrições abertas. Além de realizar atividades entre os alunos, o Vida que Prospera oferece também uma formação em educação financeira para professores da educação básica no formato EAD.

O programa foi retomado no mês de abril e já passou por dois municípios gaúchos. Em torno de 400 alunos da Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, de Farroupilha, e mais de 600 alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves, receberam as atividades oferecidas pelo projeto.

É importante destacar que as atividades têm início com a chegada de um ônibus itinerante, que se transforma em sala de aula. A partir disso, são oferecidos conteúdos de educação financeira através de vídeos exclusivos. Grupos de até 30 crianças do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental são convidados para conhecer a história do dinheiro e do cooperativismo. Após esse primeiro contato, já em sala de aula, os estudantes participam do “Jogo do Desafio”, um tabuleiro gigante que promove uma experiência de tomada de decisão financeira e reflete sobre hábitos de consumo e uso do dinheiro.

Paralelo à programação infantil, o Vida que Prospera oferece formação para professores através da atualização e sensibilização dos docentes sobre a importância da educação financeira em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, por ser um tema de grande relevância, a educação financeira é abordada pela escola e contribui de maneira positiva para a formação de crianças e adolescentes.

As inscrições para receber o Vida que Prospera são contínuas e podem ser realizadas por escolas públicas e privadas de todo o Rio Grande do Sul através do e-mail [email protected].

Sobre o Vida que Prospera

O programa Vida que Prospera nasceu em 2019 do sonho de impactar positivamente o maior número de pessoas diante de suas escolhas, e a missão é promover ações cooperativas que possam mudar a vida dos cidadãos diante de suas decisões, sobretudo, financeiras. Segundo mapeamento do Serasa Experian, em 2019, o Brasil possuía 63,8 milhões de inadimplentes, demonstrando forte cultura voltada ao endividamento e dificuldade em realizar investimentos e planejamentos de médio e longo prazos.

Além disso, a educação financeira tornou-se obrigatória nas escolas com as novas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante dessas duas vertentes, a Unicred Integração percebeu uma forma de cooperar com a melhoria desse cenário: a educação financeira. Da infância até a vida adulta se fazem necessárias ações para capacitar a população a lidar, de forma sustentável, com o dinheiro. Para cada público, ações específicas são pensadas para ampliar o aprendizado, a conscientização e, em última instância, a mudança de hábitos em relação às finanças.

Fonte: Gaúcha ZH

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Alunos da Cidade dos Meninos são medalhistas em concursos nacionais em 2021

Leia mais
EducaçãoProfessoresVariados

Encceja 2022: Veja quem pode participar do novo exame?

Leia mais
Educação

Confira o que levar para as provas do Enem

Leia mais

Assine nossa newsletter!