Uma das perguntas mais buscadas no Google nos últimos 30 dias sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2002 foi: “Pode levar mochila no Enem?”, segundo levantamento realizado pelo Google e obtido pelo g1.
Outra dúvida bastante comum, de acordo com a ferramenta Google Trends, foi se pode levar bolsa nos dias de prova, que acontece nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro.
Mas, afinal, qual é a resposta? Sim, é permitido levar mochila ou bolsa no Enem! Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes só devem guardá-las embaixo da cadeira durante a prova.
Os candidatos também não poderão pegar nada de dentro delas durante a realização do exame. Todo o material a ser usado e o lanche devem ficar em cima da mesa. É permitido levar bebida, como água e energético. Os itens poderão ser vistoriados pelo fiscal.
De acordo com o edital, o que for proibido, como celular, relógios, bonés e calculadora, deve ficar guardado dentro de um envelope porta-objetos que será fornecido pelo fiscal. Os objetos eletrônicos devem permanecer desligados durante todo o tempo. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado.
Também devem ser colocados no envelope a Declaração de Comparecimento impressa e o Cartão de Confirmação da Inscrição, caso os tenha levado.
O único material permitido para a prova é caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
13 de novembro (domingo)
20 de novembro
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Fonte: G1
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.