São cinco cursos de extensão universitária de 40h e gratuitos para professores e gestores escolares, oferecidos entre 28 de março e 29 de maio de 2022 em diferentes áreas:
A formação foi pensada para educadores do quadro efetivo ou temporário de escolas do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para os cursos de Humanidades, Ciências e Linguagens podem se candidatar professores que atuem em sala de aula nesses campos específicos de conhecimento. Já para o curso de Novas arquiteturas pedagógicas e O bom professor e projetos de vida são aceitas inscrições de gestores escolares e professores de todas as áreas de conhecimento.
O ATIVAR! é online, utilizando ferramentas digitais gratuitas, principalmente o Whatsapp. A proposta do programa é que os cursistas não precisem dedicar mais do que 15 a 20 minutos diários em seus estudos e reflexões individuais. Semanalmente, também são realizados encontros síncronos online de 1 hora de duração com grupos de até 18 educadores e um tutor vinculado à Universidade de São Paulo.
Os cursos se baseiam em metodologias ativas de aprendizagem com trabalho colaborativo, aprendizagem mão na massa, o uso de situações-problema e interdisciplinaridade. O eixo central que conecta as atividades formativas e o conhecimento do curso à prática cotidiana dos educadores é o Projeto Integrador. O projeto é definido por grupos de até seis cursistas nas duas primeiras semanas de formação e precisa ser proposto a partir de reais das escolas em que atuam.
Os certificados de curso de 40h, emitidos pelo NAP-USP e pelo iungo, pressupõe ao menos 75% de frequência nas sessões semanais síncronas e a nota mínima de 7,0 (sete), calculada pela média da nota do plano de aula elaborado individualmente e da nota do projeto integrador realizado em grupo e apresentado em vídeo ao final da formação.
Para saber mais sobre a dinâmica dos cursos, acesse o site preparado pelo NAP-USP!
Todos os cinco cursos tem como proposta trazer experiências educativas emancipatórias e ativas, que auxiliem os professores a repensarem suas práticas, por meio da revisão de conteúdos escolares, das formas de trabalho, das intervenções pedagógicas e das relações na escola.
Linguagens nas práticas educativas
Assumindo as linguagens como meio e como meta do processo educativo, o curso objetiva discutir as perspectivas dos multiletramentos e explicitar as possibilidades desta área do conhecimento: linguagem como eixo formativo, língua e escrita, língua e leitura, escrita e letramento, educação artística, educação física e língua estrangeira
Ciências
O Curso tem como objetivos:
Humanidades
O curso propõe a construção emancipatória, antirracista, culturalmente relevante e decolonial talvez seja uma forma de propiciar o que Adorno (1995) considerou ser o antídoto contra a reemergência de qualquer barbárie regressiva do ponto de vista da construção de novos marcos civilizatórios, orientados por um novo sentido de humanidade, pautado pela solidariedade e pela abertura à alteridade.
Projetos de vida e o Bom Professor
O conceito de Bom Professor pauta-se nos princípios e nas virtudes da excelência, da ética e do engajamento. O curso propõe trabalhar esse conceito, relevante para a discussão sobre a perspectiva profissional docente.
De forma complementar, o curso irá apoiar a construção de projetos de vida éticos e pautados na cidadania deve ser uma meta da educação. Assim, nesse curso entende-se que conhecer pesquisas e estudar teorias psicológicas e práticas educacionais que ajudem a comunidade escolar na criação de programas que fortaleçam os projetos de vida, enriquecerá o currículo e auxiliará a escola a alcançar seus objetivos de formação integral.
Novas arquiteturas pedagógicas
Propostas pedagógicas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), o Design Thinking (DT) e a cultura maker serão explorados nesse curso. Nesse modelo educacional, o aluno deve ter um papel central e ativo na aprendizagem e na busca de conhecimento, construindo o mundo e a realidade, considerados sempre provisórios.
Fonte: Site do Instituto iungo.
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.