Busca

Enem 2025: período para pedir isenção da taxa começa em 14/4

Por Márcio Junio

publicado em 08/04/2025

OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 31 de março, e no portal da Autarquia, o cronograma referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Conforme indica o documento, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no exame será entre 14 e 25 de abril. O prazo também valerá para as justificativas de ausência na edição de 2024, no caso de quem faltou às provas nos dois dias de aplicação.

Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma. O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
  • Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possua renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.

Confira o cronograma abaixo:
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
Período de recursos: 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos: 22 de maio

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: gov.br

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


EducaçãoProfessoresProjetos

Alunos de Etec criam braço robótico para auxiliar crianças com paralisia cerebral em fisioterapia

Leia mais
Educar para transformar

Instituto MRV convoca população para escolher projetos sociais que apoiará durante 2024

Leia mais
Educar para transformar

Após votação popular, Instituto MRV divulga projetos que apoiará nos próximos 24 meses dois anos

Leia mais

Assine nossa newsletter!