O projeto brasileiro de alfabetização “Escola Nota 10” foi indicado para duas premiações do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França. O evento é o mais importante do mundo para a área de publicidade.
O “Escola Nota 10”, idealizado pela construtora MRV, foi indicado nas categorias:
• Sustainable Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS): reconhece iniciativas voltadas à resolução criativa de problemas, soluções ou outras propostas que aproveitam a criatividade e buscam ter um impacto positivo no mundo. O trabalho deve demonstrar como contribuiu ou avançou para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangendo pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias;
• Mídia, na seção de Corporate Purpose & Social Responsibility (Propósito Corporativo e Responsabilidade Social, em tradução livre): a categoria destaca trabalhos que demonstram uma implementação inspiradora e inovadora de ideias de mídia. O projeto deve ser amplificado por uma estratégia de canal inovadora que leve os consumidores a novas jornadas e desbloqueie novas experiências. A seção em específico é voltada a ações orientadas por um propósito que aborde questões sociais, éticas e/ou ambientais. O trabalho deve mostrar como impactou comunidades ao conectar clientes à cultura.
Desde 2011, o projeto busca levar a alfabetização aos funcionários da MRV, atuando em canteiros de obras de mais de 160 cidades brasileiras. Ele consiste em fornecer toda a infraestrutura para que os empregados da empresa tenham aulas e sejam alfabetizados em ambiente interativo, durante o horário de trabalho.
A meta da empresa é zerar o analfabetismo em suas áreas de construção até 2030.
Desde o início da operação, o “Escola Nota 10” já capacitou e alfabetizou mais de 4.800 trabalhadores, tendo sido voltado para funcionários da construtora.
O grupo vê a iniciativa como uma proposta para agregar qualificação ao trabalho de seus profissionais e trazer oportunidades a eles.
Estabelecidos em 2015, os ODS da ONU compõem uma agenda abraçada pelas nações para se atingir o desenvolvimento sustentável em diversas áreas, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, acesso ao saneamento, entre outros.
No caso do projeto, o “Escola Nota 10” abraça três desses objetivos:
O Festival de Publicidade de Cannes ocorre entre os dias 16 e 20 de junho. Os finalistas na categoria de Mídia serão anunciados no dia 15 de junho; enquanto os vencedores, no dia 18.
Já os projetos selecionados para a categoria de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão anunciados no dia 18; a premiação será no último dia do festival.
O evento também conta com palestrantes ilustres como a tenista Serena Williams; o CEO do Youtube, Neal Mohan; a CMO global do McDonald’s, Morgan Flatley; o vice-presidente de marketing da Apple, Tor Myhren; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e outros.
Entre os brasileiros escalados para palestrar destacam-se a influenciadora Camila Coutinho; a VP de marketing da Heineken Brasil, Cecilia Bottai-Mondino; o CMO global da Ab Inbev, Marcel Marcondes; o CMO da Unilever, Leandro Barreto; o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant; e outros.
Fonte: CNN Brasil
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.