Mais um “Fala, Voluntário” saindo do forno. O bate-papo dessa vez é com Ruan Santos, voluntário e velho conhecido do Instituto MRV, “desde outros carnavais”, vamos dizer assim. Parceiro de longa data, Ruan é colaborador da Urba, uma das empresas que fazem parte da MRV&CO e trabalha em Belo Horizonte, cidade da Sede do Instituto
Cheio de energia e com muita dedicação, o jovem tem muito orgulho em ser membro ativo do nosso time do bem: “sempre quis fazer um trabalho voluntário e ter essa opção dentro da empresa enche o coração de vontade de participar. Saber que um pouquinho do nosso tempo, quando doado, faz tanta diferença na vida das pessoas é maravilhoso. Cada sorriso, cada palavra, cada abraço…nada paga isso”, afirma Santos.
Ao falar do Instituto MRV, Ruan não mede palavras. “Chega até ser difícil falar. Eu tenho muito respeito e admiração pelo Instituto e pelo que eles fazem”. Ele completa dizendo o quão importante é a MRV se dedicar em manter um trabalho como este: “é o registro de uma companhia que se preocupa com o futuro e que incentiva os seus colaboradores a fazerem o bem à todos e, claro, contribuírem para um mundo melhor”, afirmou.
Para quem não sabe, a MRV&CO disponibiliza 44 horas por ano do expediente para que os colaboradores possam se dedicar ao MRV Voluntários. Desde a nossa fundação, mais de 4.200 voluntários já participaram de nossas ações e nos ajudaram a transformar mais de 126 mil vidas.
E Ruan aproveita muito bem as suas horas. Inclusive, já participou até dos bastidores de uma iniciativa que teve mais de 100 envolvidos. “Foi uma oportunidade maravilhosa de aprender com o time do Instituto. E também de valorizar ainda mais o trabalho de cada um. Cada detalhe é realizado com o máximo de cuidado e carinho, não só com as crianças, mas também com os voluntários. Quem vê de fora pode até pensar que organizar uma ação é algo ‘simples’, mas exige muito empenho, responsabilidade e vontade de fazer acontecer”. É correria né, Ruan? Mas acreditando no que a gente faz e com o apoio de voluntários como você, tudo fica mais fácil.
Nós acreditamos que a transformação passa pela educação. E Ruan vai além, ele afirma que a educação é a chave de tudo. Que é por ela que vamos conseguir formar cidadãos melhores e que assim conseguiremos fazer a diferença em qualquer lugar. “A porta para a mudança que tanto queremos ver e ter, sem dúvidas, é a educação”, disse o jovem. Para ele, o mundo melhor para todos é onde haja equidade. “Onde todos tenham a oportunidade de viver confortavelmente, em segurança (em todos os sentidos), sendo quem é, realizando seus sonhos, amando quem quiser e entendendo que o respeito é fundamental na construção de um mundo melhor para todos”, concluiu Ruan.
Assim como todos os participantes do “Fala, voluntário”, Ruan também deixou uma mensagem para os nossos realizadores do futuro: “Continuem! A transformação que queremos no mundo começa em nós mesmo. Precisamos cada vez mais de pessoas dispostas a doar o seu tempo para fazer o bem. Essa é nossa chance de contribuir para um mundo mais justo e seguro!”.
Para nós, o MRV Voluntários é isso! Amor, dedicação e respeito. E claro, apoiar e acreditar nos nossos jovens e crianças, por meio da educação.
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.