Estão abertas as inscrições para a terceira edição da OBMEP Nível A (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A). Alunos do quarto e do quinto anos do ensino fundamental, que estejam regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais do país, podem se inscrever.
Estudantes de outras modalidades, como EJA (Educação de Jovens e Adultos), conhecida popularmente como ensino supletivo, estão aptos a participar, desde que sua série escolar corresponda ao quarto ou quinto ano do ensino fundamental. As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 29 de setembro, na página da OBMEP.
As inscrções devem ser feitas em nome das escolas, exclusivamente, pelas secretarias de Educação municipais e estaduais e pelos representantes das escolas federais. O link foi enviado no dia 1º por e-mail para todas as secretarias e representantes. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2529-5084.
Fase única
A OBMEP Nível A é uma prova de fase única. Elaborado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o material de prova será disponibilizado no site da Olimpíada em 30 de setembro. Com 15 questões objetivas, a prova será aplicada em 26 de outubro nas escolas inscritas de todo o Brasil. As questões envolvem características de raciocínio lógico e criatividade, já conhecidas da OBMEP, que é uma competição realizada desde 2005 pelo IMPA e destinada para alunos do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.
Na OBMEP Nível A, as secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são os responsáveis pela impressão do material de prova, pela logística de aplicação e correção das provas e, também, por qualquer eventual premiação que venham a definir. A divulgação do gabarito da prova no site da OBMEP está prevista para o dia 26 de novembro.
Lançada em 2018, a OBMEP Nível A visa estimular o estudo da matemática e melhorar a qualidade da educação básica. Organizada pelo IMPA, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e do MEC (Ministério da Educação), a competição objetiva também difundir a cultura matemática, assim como identificar novos talentos e promover a inclusão social a partir do conhecimento.
Fonte: Portal R7
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.