Busca

Projeto “Escola Nota 10″(Building Futures) é indicado em 2 categorias do Cannes Lions 2025

Por Márcio Junio

publicado em 31/05/2025

Festival Internacional de Criatividade é o mais importante do mundo para o setor de publicidade

O projeto brasileiro de alfabetização “Escola Nota 10” foi indicado para duas premiações do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França. O evento é o mais importante do mundo para a área de publicidade.

O “Escola Nota 10”, idealizado pela construtora MRV, foi indicado nas categorias:

• Sustainable Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS): reconhece iniciativas voltadas à resolução criativa de problemas, soluções ou outras propostas que aproveitam a criatividade e buscam ter um impacto positivo no mundo. O trabalho deve demonstrar como contribuiu ou avançou para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangendo pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias;

• Mídia, na seção de Corporate Purpose & Social Responsibility (Propósito Corporativo e Responsabilidade Social, em tradução livre): a categoria destaca trabalhos que demonstram uma implementação inspiradora e inovadora de ideias de mídia. O projeto deve ser amplificado por uma estratégia de canal inovadora que leve os consumidores a novas jornadas e desbloqueie novas experiências. A seção em específico é voltada a ações orientadas por um propósito que aborde questões sociais, éticas e/ou ambientais. O trabalho deve mostrar como impactou comunidades ao conectar clientes à cultura.

Desde 2011, o projeto busca levar a alfabetização aos funcionários da MRV, atuando em canteiros de obras de mais de 160 cidades brasileiras. Ele consiste em fornecer toda a infraestrutura para que os empregados da empresa tenham aulas e sejam alfabetizados em ambiente interativo, durante o horário de trabalho.

A meta da empresa é zerar o analfabetismo em suas áreas de construção até 2030.

Desde o início da operação, o “Escola Nota 10” já capacitou e alfabetizou mais de 4.800 trabalhadores, tendo sido voltado para funcionários da construtora.

O grupo vê a iniciativa como uma proposta para agregar qualificação ao trabalho de seus profissionais e trazer oportunidades a eles.

Estabelecidos em 2015, os ODS da ONU compõem uma agenda abraçada pelas nações para se atingir o desenvolvimento sustentável em diversas áreas, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, acesso ao saneamento, entre outros.

No caso do projeto, o “Escola Nota 10” abraça três desses objetivos:

  1. Educação de qualidade: dentre os aspectos que a ONU aponta para serem trabalhados pelos países em prol de uma educação sustentável, figura a garantia, até 2030, que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática;
  2. Trabalho decente e crescimento econômico: dentro deste objetivo, a ONU prevê a geração de emprego decente e produtivo;
  3. Redução de desigualdades: dentre os aspectos para diminuir a desigualdade no mundo, a ONU busca garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

Brasileiros palestram em Cannes

O Festival de Publicidade de Cannes ocorre entre os dias 16 e 20 de junho. Os finalistas na categoria de Mídia serão anunciados no dia 15 de junho; enquanto os vencedores, no dia 18.

Já os projetos selecionados para a categoria de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão anunciados no dia 18; a premiação será no último dia do festival.

O evento também conta com palestrantes ilustres como a tenista Serena Williams; o CEO do Youtube, Neal Mohan; a CMO global do McDonald’s, Morgan Flatley; o vice-presidente de marketing da Apple, Tor Myhren; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e outros.

Entre os brasileiros escalados para palestrar destacam-se a influenciadora Camila Coutinho; a VP de marketing da Heineken Brasil, Cecilia Bottai-Mondino; o CMO global da Ab Inbev, Marcel Marcondes; o CMO da Unilever, Leandro Barreto; o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant; e outros.

Fonte: CNN Brasil

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

Educar para transformar

Após votação popular, Instituto MRV divulga projetos que apoiará nos próximos 24 meses dois anos

Leia mais
EducaçãoProfessoresVariados

Porteiro volta a estudar e se forma em Direito na faculdade onde trabalha

Leia mais
Educar para transformar

Oitava edição do Educar para Transformar é finalizada com chave de ouro

Leia mais

Assine nossa newsletter!