Busca

Projeto “Escola Nota 10″(Building Futures) é indicado em 2 categorias do Cannes Lions 2025

Por Márcio Junio

publicado em 31/05/2025

Festival Internacional de Criatividade é o mais importante do mundo para o setor de publicidade

O projeto brasileiro de alfabetização “Escola Nota 10” foi indicado para duas premiações do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França. O evento é o mais importante do mundo para a área de publicidade.

O “Escola Nota 10”, idealizado pela construtora MRV, foi indicado nas categorias:

• Sustainable Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS): reconhece iniciativas voltadas à resolução criativa de problemas, soluções ou outras propostas que aproveitam a criatividade e buscam ter um impacto positivo no mundo. O trabalho deve demonstrar como contribuiu ou avançou para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangendo pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias;

• Mídia, na seção de Corporate Purpose & Social Responsibility (Propósito Corporativo e Responsabilidade Social, em tradução livre): a categoria destaca trabalhos que demonstram uma implementação inspiradora e inovadora de ideias de mídia. O projeto deve ser amplificado por uma estratégia de canal inovadora que leve os consumidores a novas jornadas e desbloqueie novas experiências. A seção em específico é voltada a ações orientadas por um propósito que aborde questões sociais, éticas e/ou ambientais. O trabalho deve mostrar como impactou comunidades ao conectar clientes à cultura.

Desde 2011, o projeto busca levar a alfabetização aos funcionários da MRV, atuando em canteiros de obras de mais de 160 cidades brasileiras. Ele consiste em fornecer toda a infraestrutura para que os empregados da empresa tenham aulas e sejam alfabetizados em ambiente interativo, durante o horário de trabalho.

A meta da empresa é zerar o analfabetismo em suas áreas de construção até 2030.

Desde o início da operação, o “Escola Nota 10” já capacitou e alfabetizou mais de 4.800 trabalhadores, tendo sido voltado para funcionários da construtora.

O grupo vê a iniciativa como uma proposta para agregar qualificação ao trabalho de seus profissionais e trazer oportunidades a eles.

Estabelecidos em 2015, os ODS da ONU compõem uma agenda abraçada pelas nações para se atingir o desenvolvimento sustentável em diversas áreas, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, acesso ao saneamento, entre outros.

No caso do projeto, o “Escola Nota 10” abraça três desses objetivos:

  1. Educação de qualidade: dentre os aspectos que a ONU aponta para serem trabalhados pelos países em prol de uma educação sustentável, figura a garantia, até 2030, que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática;
  2. Trabalho decente e crescimento econômico: dentro deste objetivo, a ONU prevê a geração de emprego decente e produtivo;
  3. Redução de desigualdades: dentre os aspectos para diminuir a desigualdade no mundo, a ONU busca garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

Brasileiros palestram em Cannes

O Festival de Publicidade de Cannes ocorre entre os dias 16 e 20 de junho. Os finalistas na categoria de Mídia serão anunciados no dia 15 de junho; enquanto os vencedores, no dia 18.

Já os projetos selecionados para a categoria de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão anunciados no dia 18; a premiação será no último dia do festival.

O evento também conta com palestrantes ilustres como a tenista Serena Williams; o CEO do Youtube, Neal Mohan; a CMO global do McDonald’s, Morgan Flatley; o vice-presidente de marketing da Apple, Tor Myhren; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e outros.

Entre os brasileiros escalados para palestrar destacam-se a influenciadora Camila Coutinho; a VP de marketing da Heineken Brasil, Cecilia Bottai-Mondino; o CMO global da Ab Inbev, Marcel Marcondes; o CMO da Unilever, Leandro Barreto; o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant; e outros.

Fonte: CNN Brasil

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

2022EducaçãoEmpreendedorismo

Filantropia estratégica pode ser solução para enfrentamento da pobreza

Leia mais
Variados

A qualidade de vida dos jovens pode ser melhor

Leia mais
EducaçãoVariados

Menino de 5 anos é brasileiro mais novo a entrar para clube dos gênios

Leia mais

Assine nossa newsletter!