Eles são apenas 12. São os alunos nota mil do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), edição 2024. Somente esses estudantes conquistaram o feito e vieram de Alagoas, do Ceará, do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
De quase 3,2 milhões de participantes, esses 12 alunos são considerados extraordinários. Com um texto perfeito, sem erros e que atende a tudo o que a banca exige. Parabéns! Em 2024, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Os perfis alunos são bem variados. Tem dentista formado que quer ser médico, professor de redação, que fez a prova para testar, alunos jovens, que tentam pela primeira vez, e apenas uma estudante de ensino público. Quase todos querem fazer medicina.
Porta de entrada
O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no país porque permite aos estudantes concorrerem a vagas em universidades públicas e privadas.
O exame é usado para o acesso a financiamentos em instituições privadas.
Também é aceito na disputa por vagas no exterior.
Alunos nota mil
A estudante Anna Beatriz Rebouças, de 21 anos, foi uma das 12. De Baraúna, no Rio Grande do Norte, ela fez a prova pela primeira vez em 2018, aos 15 anos, como treineira, e sonha em cursar Medicina.
“Como eu já tinha uma bagagem muito grande de outros seis anos, eu me permitia estudar um pouco menos para não ter uma carga emocional tão grande, que a gente sabe que para quem presta Enem fica às vezes tudo muito pesado, você se cobra demais”, disse Anna Beatriz ao G1.
Aos 35 anos, o veterano Danilo Oliveira Batista, de São Luís, no Maranhão, é dentista, mas quer cursar medicina. Também está entre os 12 alunos nota mil. “Tive que reaprender vários conteúdos que já havia esquecido do ensino médio e também enfrentei dificuldades em algumas matérias.”
Outros destaques
De Pernambuco, Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos, também sonha em cursar medicina. A estudante conta que recebeu um e-mail do Inep com a notícia, mas chegou a achar que era golpe. “Recebi um e-mail do Inep e achei que era golpe”, disse.
Estudante em Virginópolis, em Minas Gerais, Samille Malta, de 19 anos, foi a única aluna da rede pública a alcançar nota mil na redação do Enem. “Fiquei muito feliz quando vi a nota, não esperava, então foi um choque”, ressaltou ela, que também quer ser médica.
De Belo Horizonte, Rafael Assunção, de 27 anos, fez cursinhos on-line de redação para se preparar. Ele já faz medicina, mas quer conquistar uma vaga numa instituição pública e sair da privada. “A universidade pública é onde eu vou estar melhor colocado para seguir nessa carreira.”
Treino e atenção
A estudante Sabrina Ayumi Alves, de 18 anos, de Araçatuba, em São Paulo, disse que treinou muito e redobrou a atenção à grafia das palavras, gramática e concordância.
De Brasília, no Distrito Federal, a estudante Melissa Goelzer, de 19 anos, é aluna do Colégio Militar e sonha em cursar medicina. “Quando eu abri só vi o mil na minha cara, eu tomei um susto, já gritei para minha mãe e todo mundo começou a me abraçar.”
A alagoana Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos, é outra aluna que quer fazer medicina para ser psiquiatra. “Foi muito tempo de estudo, muito choro e muitas vezes tive vontade de desistir de tudo.”
Treino e observação
Professor de redação no Ceará, Elivando Rodrigues, de 23 anos, foi o único cearense a conseguir nota máxima na redação do Enem.
“Geralmente, eu testo alguma coisa que eu quero aplicar para os alunos. Então, eu testo para ver se funciona daquela forma, como é que a banca reage”, disse.
Fonte: Só Notícia Boa
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.