Busca

Inovação como solução para problemas sociais

Por Instituto MRV amicd

publicado em 26/07/2021

Quem também anda ajudando muitas comunidades com soluções potencialmente inovadoras são as startups de impacto social.

Projetos sociais, como os que apresentamos por aqui, fazem toda diferença na vida de crianças e jovens que precisam de oportunidades para se desenvolverem. Quem também anda ajudando muitas comunidades com soluções potencialmente inovadoras são as startups de impacto social. Enquanto o objetivo de muitas delas é maximizar o capital (daí o conceito de startup), outras estão direcionadas na construção de um mundo melhor.

De acordo com estudos do Sebrae, o Brasil tem mais de mil negócios de impacto social, sendo que mais da metade deles estão operando há menos de um ano. Ou seja, é um mercado emergente em crescimento, já que o empreendedorismo está sendo ressignificado, considerando o viés social.

Grande parte desses negócios vêm da região Sudeste, geridos por pessoas entre 30 e 39 anos, com tecnologias e tendências inovadoras. Agora, apresentamos dois exemplos deles para você:

Simbiose Social – São Paulo, SP

Partindo da informação de que as Leis de Incentivo fiscal no Brasil são pouco conhecidas e subutilizadas, gerando desigualdade, a Simbiose Social desenvolveu uma plataforma com uma base de dados de mais de 180 mil projetos sociais. O objetivo é unir empresas que precisam de incentivo com as que procuram direcionamento para os recursos!

O sistema de busca é capaz de encontrar os projetos mais alinhados com as estratégias de responsabilidade social de empresas que querem doar seus recursos a elas. Além disso, a startup oferece a consultoria de um profissional para intermediar esse contato e tornar os aportes mais seguros. Os resultados são evidentes: mais de 80 organizações sociais já foram contempladas com recursos, graças a esse projeto e R$ 150 milhões foram gerados e direcionados pela Simbiose Social.

O Polen – Curitiba, PR

Como transformar o varejo virtual em um colaborador de causas sociais, ao mesmo tempo em que torna a experiência de compra do consumidor mais positiva e com mais significado?

O Polen responde: essa plataforma foi criada para converter vendas de lojas virtuais em doações, convidado o consumidor, na hora de fechar uma compra, a selecionar uma causa para apoiar. Assim que o pagamento é efetuado, a loja doa automaticamente R$ 1 ou 1% do valor para a causa escolhida. Isso dá supercerto, já que, segundo o site oficial do projeto, 94% dos consumidores brasileiros comprovadamente preferem efetuar compras em lojas que têm alguma importância social. Mais de 300 instituições já foram beneficiadas pelo O Polen, com mais de R$ 340 mil movimentados em doações! Entre as empresas que já são “polinizadoras” estão 99, Fom, Shop B, Quintess, Stoned e Meu Game Usado.

4.064 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não categorizado

A qualidade de vida dos jovens pode ser melhor

Leia mais
EducaçãoEducar para transformar

Começar a ler cedo faz bem

Leia mais
Educação

Saiba como estimular a criatividade infantil

Leia mais

Assine nossa newsletter!