Trazemos no “Fala, Voluntário” de hoje, a Francine Cruz Machado, colaboradora da MRV&CO, que trabalha em Feira de Santana/BA. Seu primeiro contato com o Instituto MRV aconteceu em 2018, quando deu os seus primeiros passos na companhia e passou pelo processo de imersão – momento onde o novo colaborador conhece todas as áreas e empresas do grupo. Com um material atrativo e voltado para os novatos, a vontade de entrar para o Time do Bem começou a florescer dentro da menina cheia de sonhos, nascida em Pintadas, interior da Bahia.
Assim que conheceu o trabalho realizado pelo Instituto MRV, Francine sentiu um quentinho no coração: “Me apaixonei pela proposta. Por acreditar que a educação transforma vidas e saber que de alguma forma eu iria ajudar pessoas, isso me motivou muito. Topei na hora!”. Assim, como nós, a jovem sabe o poder que a educação tem. “Tudo começa por ela, através dela, o ser humano se torna mais crítico, tem mais oportunidades. E isso é um bem que ninguém pode nos tirar”, afirmou Machado.
De lá pra cá, a Assistente de Vendas da MRV&CO, se tornou uma multiplicadora do Instituto MRV. “Eu sempre falo para todos sobre o Instituto, sobre a grandiosidade da MRV em mantê-lo e de dar oportunidade aos colaboradores de fazer parte desse projeto tão nobre”, afirmou Francine. Ela ainda concluiu dizendo que tem muito respeito e admiração pelo Instituto MRV.
Sua primeira participação como voluntária, aconteceu em uma ação de Natal, num orfanato. A experiência foi tão transformadora, que Francine afirma que saiu da instituição, uma pessoa bem diferente daquela que entrou. “Fiquei muito reflexiva sobre a desigualdade do mundo e ao finalizar a ação veio o sentimento de gratidão por ter levado um pouco de amor, diversão para aquelas crianças”, disse a jovem.
E falando nisso, ela é bem direta ao falar sobre o que ela acredita ser um mundo melhor para todos. “Com menos desigualdades, onde todos tenham acesso à educação de qualidade, com mais amor e menos violência”, explicou Francine. Nem a período pandêmico foi capaz de diminuir a vontade de Francine cuidar dos nossos realizadores do futuro. Mesmo com o isolamento social, ela participou de ações virtuais do Instituto MRV, como o Lá Vem Histórias e Entre Letras Digitais, por exemplo.
Francine deixou um recado para os jovens e crianças: “Façam parte, se dediquem, não desistam! A mudança que buscamos no mundo começa por nós, e juntos vamos longe, deixando um pouquinho de nós nas ações em que participamos e aprendendo muito também, com cada sorriso, cada abraço, cada obrigado!”, afirmou a voluntária.
Para nós, o MRV Voluntários é isso! Vontade de mudar o mundo pelo poder da educação. E claro, sempre com muito amor, dedicação e respeito.
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.