Busca

Alunos de Etec criam braço robótico para auxiliar crianças com paralisia cerebral em fisioterapia

Por Márcio Junio

publicado em 06/03/2023

Projeto de três estudantes da capital paulista foi feito para Trabalho de Conclusão de Curso e acabou sendo reconhecido como o melhor da sessão em Neuroreabilitação do 7º Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais

Com o objetivo de auxiliar crianças com paralisia cerebral durante a reabilitação, estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual (Etec) do Jaraguá, na capital paulista, tiveram a ideia de criar um braço robótico que seria útil principalmente em sessões de fisioterapia para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Assim Caroline Brito, Eric Frazão e Gabriel Mera, sob a orientação do professor Jean Mendes, realizaram o projeto como parte do TCC, em 2022.

Mas, para a surpresa do grupo, o braço robótico chamou a atenção na 7ª edição do Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, realizada em dezembro do ano passado. O projeto foi considerado o melhor da sessão em Neuroreabilitação, de acordo com o Centro Paulo Souza.

“Foi incrível. Nosso projeto foi reconhecido como o melhor da sessão em Neuroreabilitação, apesar de estarmos em meio a muitos projetos de pós-graduação. Acredito que essa participação foi importante para trazer mais confiança e maturidade, tanto individual quanto em grupo”, afirmou Eric Frazão, de 17 anos, em nota divulgada.

Como funciona o braço?

 

Alunos da Etec criaram braço robótico para auxiliar crianças com paralisia cerebral em fisioterapias — Foto: Divulgação/Centro Paulo Souza

Alunos da Etec criaram braço robótico para auxiliar crianças com paralisia cerebral em fisioterapias — Foto: Divulgação/Centro Paulo Souza

Os estudantes explicam que o projeto funciona com sensores instalados ao longo do braço do usuário. Cada gesto que a pessoa faz é captado e enviado ao protótipo, por meio de radiofrequência, e o equipamento imita a movimentação.

 

Na fisioterapia infantil, o projeto poderia auxiliar os pacientes em reabilitação por meio de atividades lúdicas (veja vídeo acima).

“Por exemplo, a criança agarra uma bolinha e coloca em uma caixa, e o braço robótico imita esse movimento. Essa atividade contribui para desenvolver a parte cognitiva e motora, reduzindo as consequências da paralisia cerebral e promovendo a independência do paciente em tarefas do dia a dia”, explica Eric.

 

Congresso

 

Da esquerda para a direita: professor Jean Mendes, Gabriel Mera, Eric Frazão e Caroline Brito — Foto: Divulgação/Centro Paulo Souza

Da esquerda para a direita: professor Jean Mendes, Gabriel Mera, Eric Frazão e Caroline Brito — Foto: Divulgação/Centro Paulo Souza

Com o projeto pronto, o grupo decidiu participar da 7ª edição do Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterial, conhecido como OBI.

Criado pela Sociedade Latino-Americana de Biomateriais e Órgão Artificiais (Slabo), o OBI é um congresso no qual são submetidos artigos de diversas áreas para uma troca de impressões sobre o tema abordado.

Em 2022, o evento aconteceu entre os dias 6 e 7 de dezembro, em formato online e gratuito.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o TCC da equipe também foi apresentado em outros eventos, como a Feira de Ciência e Tecnologia da Região de Bragança Paulista (Bragantec) e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: g1

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Chamada pública de projetosEducar para transformar

Instituto MRV convoca Organizações da Sociedade Civil para participarem da 9ª edição do Educar para Transformar

Leia mais
EducaçãoProfessoresProjetos

Cartão com local de prova do Enem 2022 pode ser acessado

Leia mais
EducaçãoVariados

Outubro Rosa – Mês de combate e prevenção ao câncer de mama

Leia mais

Assine nossa newsletter!