O Instituto iungo – organização sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento profissional de professores – completa dois anos neste mês de março, com cerca de 180 mil educadores impactados por suas ações de formação docente. Em Goiás, 2.403 professores da rede estadual de educação já foram impactados por ações de formação do iungo. Outro aspecto essencial para ampliar a escala e relevância das iniciativas do iungo foi o trabalho conjunto com redes públicas de ensino. Além de Goiás, 11 secretarias estaduais de Educação já são parceiras do programa Nosso Ensino Médio, plataforma gratuita de formação de professores para os novos currículos desta etapa de ensino. Somadas, essas 12 redes estaduais detêm mais de 50% das matrículas e dos docentes de Ensino Médio do país.
O programa já conta com 2.403 professores goianos inscritos, dos quais 511 concluíram ao menos uma trilha formativa. As plataformas digitais do iungo e suas iniciativas já bateram as marcas de 660 mil acessos, 388 mil visualizações em vídeos para educadores e 55 mil downloads de materiais pedagógicos.
O alcance foi possível por meio de iniciativas on-line, utilizando inclusive ferramentas acessíveis como o WhatsApp, para oferecer formação aos professores. Em 2021, educadores de todos os estados do Brasil participaram de cursos, como o “Repensando o Currículo”, programa gratuito realizado pelo iungo em parceria com o Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. “O Estado de Goiás tem avançado de modo consistente nos resultados educacionais e o trabalho dos professores em sala de aula é um dos aspectos chave para os resultados que o estado alcança. Apostamos muito no viés multiplicador de todos esses projetos, que visam justamente fazer com que os educadores também levem adiante o conhecimento construído nas formações a outros pares”, explica Paulo Emílio Andrade, diretor do Instituto iungo. Ele atribui a isso o rápido alcance com que as atividades do instituto chegaram a todas as regiões do país, ao longo desses dois anos.
“O investimento na formação do professor torna mais abrangente o alcance das ações promovidas. Os estados onde a nossa atuação já se faz presente reúnem mais de 4,2 milhões de alunos de Ensino Médio (54% do total do país). Isso para nós é extremamente relevante, pois mostra a amplitude desse universo, que pode ser rapidamente alcançado pelo nosso trabalho”, completa Andrade.
O Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil. iungo, em latim, significa reunir, atrelar, unir aos pares – conjunto de sentidos que pauta sua atuação. Conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação em programas de formação continuada e de produção de conhecimento é a forma do iungo fortalecer o trabalho realizado pelas redes de ensino brasileiras. A principal meta do trabalho coletivo é possibilitar que os educadores renovem e aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, construindo uma educação com mais significado e qualidade para os estudantes.
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.