Busca

Instituto iungo apresenta: ATIVAR! Metodologias ativas por Whatsapp

Por Márcio Junio

publicado em 18/02/2022

São cinco cursos de extensão universitária de 40h e gratuitos para professores e gestores escolares, oferecidos entre 28 de março e 29 de maio de 2022 em diferentes áreas:

  • As linguagens nas práticas educativas
  • Ciências
  • Humanidades
  • Projetos de vida e o Bom Professor
  • Novas arquiteturas pedagógicas

Inscrições até 06/03/22, com 220 vagas para cada um dos cursos

Quem pode se inscrever?

A formação foi pensada para educadores do quadro efetivo ou temporário de escolas do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para os cursos de HumanidadesCiências e Linguagens podem se candidatar professores que atuem em sala de aula nesses campos específicos de conhecimento. Já para o curso de Novas arquiteturas pedagógicas e O bom professor e projetos de vida são aceitas inscrições de gestores escolares e professores de todas as áreas de conhecimento.

Como funcionam os cursos?

O ATIVAR! é online, utilizando ferramentas digitais gratuitas, principalmente o Whatsapp. A proposta do programa é que os cursistas não precisem dedicar mais do que 15 a 20 minutos diários em seus estudos e reflexões individuais. Semanalmente, também são realizados encontros síncronos online de 1 hora de duração com grupos de até 18 educadores e um tutor vinculado à Universidade de São Paulo.

Os cursos se baseiam em metodologias ativas de aprendizagem com trabalho colaborativo, aprendizagem mão na massa, o uso de situações-problema e interdisciplinaridade. O eixo central que conecta as atividades formativas e o conhecimento do curso à prática cotidiana dos educadores é o Projeto Integrador. O projeto é definido por grupos de até seis cursistas nas duas primeiras semanas de formação e precisa ser proposto a partir de reais das escolas em que atuam.

Os certificados de curso de 40h, emitidos pelo NAP-USP e pelo iungo, pressupõe ao menos 75% de frequência nas sessões semanais síncronas e a nota mínima de 7,0 (sete), calculada pela média da nota do plano de aula elaborado individualmente e da nota do projeto integrador realizado em grupo e apresentado em vídeo ao final da formação.

Para saber mais sobre a dinâmica dos cursos, acesse o site preparado pelo NAP-USP!

Quer saber a proposta de cada um dos cursos?

Todos os cinco cursos tem como proposta trazer experiências educativas emancipatórias e ativas, que auxiliem os professores a repensarem suas práticas, por meio da revisão de conteúdos escolares, das formas de trabalho, das intervenções pedagógicas e das relações na escola.

Linguagens nas práticas educativas

Assumindo as linguagens como meio e como meta do processo educativo, o curso objetiva discutir as perspectivas dos multiletramentos e explicitar as possibilidades desta área do conhecimento: linguagem como eixo formativo, língua e escrita, língua e leitura, escrita e letramento, educação artística, educação física e língua estrangeira

Ciências

O Curso tem como objetivos:

  • Introduzir discussões relacionadas às ciências naturais, seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e com a sociedade;
  • Apresentar experiências práticas e inovadoras em relação ao uso de experimentos científicos e da tecnologia no ensino da ciência;
  • Propor reflexões acerca do ensino da ciência à luz de uma perspectiva sociocultural e a partir de intervenções artísticas e sociais, de modo a estabelecer conexões às questões ambientais e animais, bem como às relações étnico-raciais e de igualdade de gênero no campo científico.

Humanidades

O curso propõe a construção emancipatória, antirracista, culturalmente relevante e decolonial talvez seja uma forma de propiciar o que Adorno (1995) considerou ser o antídoto contra a reemergência de qualquer barbárie regressiva do ponto de vista da construção de novos marcos civilizatórios, orientados por um novo sentido de humanidade, pautado pela solidariedade e pela abertura à alteridade.

Projetos de vida e o Bom Professor

O conceito de Bom Professor pauta-se nos princípios e nas virtudes da excelência, da ética e do engajamento. O curso propõe trabalhar esse conceito, relevante para a discussão sobre a perspectiva profissional docente.

De forma complementar, o curso irá apoiar a construção de projetos de vida éticos e pautados na cidadania deve ser uma meta da educação. Assim, nesse curso entende-se que conhecer pesquisas e estudar teorias psicológicas e práticas educacionais que ajudem a comunidade escolar na criação de programas que fortaleçam os projetos de vida, enriquecerá o currículo e auxiliará a escola a alcançar seus objetivos de formação integral.

Novas arquiteturas pedagógicas

Propostas pedagógicas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), o Design Thinking (DT) e a cultura maker serão explorados nesse curso. Nesse modelo educacional, o aluno deve ter um papel central e ativo na aprendizagem e na busca de conhecimento, construindo o mundo e a realidade, considerados sempre provisórios.

Fonte: Site do Instituto iungo.

4.285 voluntários já participaram das nossas ações

Testemunho do nosso time

Compartilhe:

Quer conhecer mais um dos nossos projetos?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

EducaçãoProfessoresVariados

Confira as 5 dicas de podcasts de educação que podem ajudar nos seus estudos

Leia mais
Educar para transformar

Após votação popular, Instituto MRV divulga projetos que apoiará nos próximos 24 meses dois anos

Leia mais
EducaçãoMRV VoluntáriosProjetos

Fala, Voluntário #07 – Rodolfo Soares, de Belo Horizonte/MG

Leia mais

Assine nossa newsletter!