O Instituto MRV, parte social da MRV&CO, foi, mais uma vez, destaque no Prêmio VOL, evento nacional que visa estimular e divulgar as melhores práticas de gestão de voluntariado. A organização conquistou pela terceira vez consecutiva o reconhecimento na categoria “Melhor Prática de Voluntariado em Empresas”. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 24 de outubro, no Teatro do CRC SP, em São Paulo, e marcou a celebração das melhores práticas de responsabilidade social corporativa.
Além dessa conquista, a gestora do Instituto MRV, Blenda Alves, também se destacou ao ser uma das seis finalistas no Prêmio de Profissional do Ano na categoria “Gestão de Programas de Voluntariado em OSCs”.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2022, aproximadamente 7,3 milhões de brasileiros se envolveram em ações voluntárias, o que equivale a 4,2% da população com 14 anos ou mais. Essa disposição para contribuir com a sociedade se reflete em iniciativas como as do Instituto MRV.
Com uma trajetória de 10 anos e comprometimento com a educação e transformação social, o Instituto já impactou mais de 2,8 milhões de pessoas de forma indireta e 915 de forma direta, com investimentos que ultrapassam R$ 44 milhões, em projetos que criam oportunidades para que crianças e jovens possam realizar os seus sonhos.
“O Grupo MRV&CO, como signatário do Pacto Global da ONU, está empenhado em contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), garantindo que a educação de qualidade e o empoderamento das próximas gerações estejam sempre no centro de suas iniciativas”, ressalta Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO e Presidente do Instituto MRV.
“Receber esse reconhecimento por três anos consecutivos é uma grande honra. Esse prêmio simboliza o impacto positivo das nossas iniciativas e o comprometimento dos nossos voluntários em fazer a diferença nas comunidades onde atuamos. É gratificante ver que o trabalho coletivo do Instituto está fazendo a diferença e contribuindo para um Brasil mais justo e solidário”, reforça Blenda Alves, gestora do Instituto MRV.
Desde a sua fundação, o programa ‘MRV Voluntários’ tem sido um dos pilares da missão do grupo MRV&CO. Para Eduardo Cesário, voluntário em Belo Horizonte: “Participar das ações do Instituto é um dos pontos que me faz feliz e ter vontade de permanecer e lutar pela empresa em que trabalho. Muitas vezes usamos a falta de tempo como desculpa para não fazer algo de bom pelo próximo e pela sociedade. E desta forma, degrau por degrau, podemos influenciar estas crianças a serem melhores do que somos hoje, assim acredito que possamos construir um mundo melhor”.
O voluntariado no ambiente corporativo transforma a vida de milhares de crianças e jovens, e gera um impacto profundo nas comunidades e no desenvolvimento dos próprios colaboradores. Ao longo dos anos, iniciativas de voluntariado têm demonstrado que o compromisso com a educação e o progresso social é um legado construído com dedicação, amor e responsabilidade, reafirmando o papel das empresas como agentes de transformação na sociedade.
Diretora Jurídica do Instituto MRV
Para nós, a escola é caminho e oportunidade para a concretização dos sonhos dos estudantes e para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. E entendemos que essa formação integral dos estudantes só acontece com a valorização e o fortalecimento dos professores.
Analista do Instituto MRV
Sempre quis trabalhar em uma empresa que transformasse de alguma forma a vida das pessoas. Acredito no poder da educação como ferramenta de mudança e é extremamente gratificante saber que temos feito isso em nosso dia a dia. Gerar visibilidade, por meio da Comunicação, para as iniciativas que realizamos é uma forma de conscientizar outras instituições e pessoas, a se unirem em prol de um mundo melhor.
Projeto Conhecer, Acolher e Semear vencedor da 7ª edição do Educar para Transformar
Desde o início da nossa parceria com o Instituto MRV percebemos que se tratava de uma organização feita por gente que se importa de verdade e isso faz toda a diferença. Mesmo nos tempos caóticos que atravessaram nosso planejamento em 2020 a contrapartida que tivemos do Instituto foi de atenção, compreensão e disponibilidade. E o mais importante: o foco continuou sendo as pessoas, cada uma delas. Ver a transformação acontecendo é muito gratificante, mas SER parte dessa transformação é o que nos move.