A 3ª Chamada Pública do Instituto MRV foi realizada em 2018 e convidou instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas a apresentarem projetos sociais transformadores. Os projetos passaram por processo seletivo e os quatro vencedores foram escolhidos entre as 2.234 propostas inscritas. Os selecionados nesta 3ª edição, foram projetos que geraram impacto, proporcionando o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade por meio da educação transformadora.
O Educar para Transformar buscou nesse edital, propostas que associaram educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. Os projetos selecionados recebem aporte financeiro e suporte da equipe do Instituto MRV para o desenvolvimento das ações, o acompanhamento da aplicação dos recursos e a realização de capacitação durante o Programa.
Centro de Educação para Sustentabilidade
O Centro de Educação para Sustentabilidade é uma iniciativa do Engenheiros sem Fronteiras para levar a educação ambiental à crianças e jovens de Rio das Ostras, além de promover a aproximação e o acesso à ciência e tecnologia. O Centro, feito com técnicas de construção sustentáveis, oferecerá oficinas e capacitações na área de reciclagem de plástico, resíduos orgânicos, bioconstrução e produção de alimentos orgânicos, além de uma horta robotizada.
Educando para a vida com o autoconhecimento
A Fundação Eufraten atua há mais de 40 anos com pedagogia própria atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com práticas de yoga, meditação, artes, cultura, esportes e informática. O projeto apresentado ampliou as atividades para os temas de educação ambiental e empreendedorismo, além de permitir a construção de novos espaços de convivência para alunos e comunidade.
Gaia +: Educação Transformadora para um País mais sustentável
A Gaia+ tem como missão possibilitar que pessoas atinjam o máximo de suas potencialidades por meio da educação e da integração entre corpo e mente. O projeto apresentado trabalhou habilidades socioemocionais, gerando impacto na realidade das crianças atendidas e aprimorando as atividades e metodologias da organização. Para trabalhar estas habilidades, foi aplicado o Método Friends, amplamente difundido no tema e reconhecido desde 2004 pela Organização Mundial de Saúde – OMS.
Vila em Progresso
O Vila em Progresso, realizado em parceria com o Movimento de Assistência aos Encarcerados do Estado de São Paulo – MAESP, oferece a crianças e jovens da Vila Progresso, um espaço de acolhimento e aprendizado. O projeto inscrito permitiu a estruturação de um espaço físico acolhedor e agenda de atividades diárias no coração da comunidade. São oferecidas recreações, aulas de reforço, cursos de inglês, informática e empreendedorismo, com o objetivo de tirar crianças da rua oferecendo uma perspectiva de futuro melhor para os moradores.