A 1ª Chamada Pública do Instituto MRV ocorreu entre 28 de março e 15 de abril e convidou instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas a apresentarem projetos sociais transformadores. Os projetos passaram por processo seletivo e os quatro vencedores foram escolhidos entre as 345 propostas inscritas. “Agora podemos visualizar a contribuição do Instituto MRV para com as comunidades onde os projetos estão inseridos. A Chamada Pública fez prosperar boas ideias e potencializou ainda mais as atividades das instituições. Os resultados conquistados dão mais fôlego para seguirmos com o que acreditamos.
Esses projetos sociais transformadores propiciaram novas possibilidades de sonhar para jovens e crianças, contribuindo de forma efetiva para promover a transformação social do nosso país por meio da educação, principal alicerce para o desenvolvimento de uma nação, preparando cidadãos para a vida e formando realizadores do futuro” destacou Raphael Lafetá, diretor do Instituto MRV.
Viver Basquete
O “Projeto viver basquete”, com a atuação em Nova Lima, investiu o valor recebido no ensino de esporte a crianças e jovens, oferecendo uma alternativa saudável contra a violência, possibilitando novas perspectivas para essas pessoas. Entre as ações desenvolvidas no período, estão o Festival de Basquete, excursão ao Parque Mangabeiras, treinamento esportivo e acompanhamento pedagógico. As atividades conseguiram impactar diretamente 75 crianças e adolescentes.
Aprendizagem Criativa
Já o “Aprendizagem criativa” trabalhou com oficinas para aproximação de ciência e artes, por meio do desenvolvimento de projetos coletivos em bibliotecas, museus e parques da cidade de São Paulo. Como resultados, os idealizadores do projeto destacam que a partir das ações realizadas, os educadores impactados passaram a enxergar outros espaços como extensão da escola e que a aprendizagem criativa pode ser uma potente forma de expressão. Foram realizados 14 oficinas em três escolas impactando 5.010 educandos.
Oportunidade para Brilhar
O Projeto “Oportunidade para Brilhar” atua em Nova Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e visa contribuir para a proteção de direitos das crianças e adolescentes expostas a vulnerabilidade social, por meio de atividades esportivas, realizadas fora do turno escolar. As ações impactaram diretamente 1.067 pessoas, envolvidas em atividades como tae-kwon-do, futsal e basquete.
Coração da Terra
O “Coração da Terra”, com sede em Belo Horizonte, trabalhou com educação ambiental, oferecendo oficinas sobre a conscientização ambiental, técnicas de utilização da terra como pigmento para o desenvolvimento e oficina de compostagem. O projeto conseguiu impactar 120 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.